SEGUNDO FREUD, A MENTE ESTÁ SUBDIVIDIDA EM:

A. CONSCIENTE:

É SOMENTE UMA PEQUENA PARTE DA MENTE E INCLUI TUDO O QUE ESTAMOS CIENTES NUM DADO MOMENTO.

B. PRÉ-CONSCIENTE:

É UMA PARTE DO INCONSCIENTE QUE PODE SE TORNAR ACESSÍVEL AO CONSCIENTE COM FACILIDADE.

C. INCONSCIENTE:

INCLUI A MAIOR PARTE DO MATERIAL PSIQUICO MENTAL E NÃO É FACILMENTE ACESSÍVEL AO CONSCIENTE.

PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS NÍVEIS:

1º INCONSCIENTE PESSOAL:

INCLUI MATERIAL PSÍQUICO A PARTIR DO NASCIMENTO ATÉ O MOMENTO ATUAL.

"NO INCONSCIENTE ESTÃO ELEMENTOS INSTINTIVOS QUE NUNCA FORAM CONSCIENTES E QUE NÃO SÃO ACESSÍVEIS À CONSCIÊNCIA. ALÉM DISSO, HÁ MATERIAL QUE FOI EXCLUÍDO DA CONSCIÊNCIA, CENSURADO E REPRIMIDO. HÁ UMA VIVACIDADE E IMEDIATISMO NO MATERIAL INCONSCIENTE. MEMÓRIAS MUITO ANTIGAS QUANDO LIBERADAS À CONSCIÊNCIA NÃO PERDERAM NADA DE SUA FORÇA EMOCIONAL".

"APRENDEMOS PELA EXPERIÊNCIA QUE OS PROCESSOS INCONSCIENTES SÃO EM SI MESMOS INTEMPORAIS, OU SEJA, NÃO SÃO ORDENADOS TEMPORALMENTE, QUE O TEMPO DE MODO ALGUM OS ALTERA E QUE A IDÉIA DE TEMPO NÃO LHE PODE SER APLICADA". FREUD.

2º INCONSCIENTE TRANSPESSOAL:

INCLUI MATERIAIS PSÍQUICOS RELATIVOS À VIDA INTRA-UTERINA, ESPAÇO ENTRE-VIDAS E SUPOSTAS VIDAS PASSADAS.

NESTE NÍVEL INCONSCIENTE EXISTE UM TIPO DE CONHECIMENTO DENOMINADO DE CRIPTOMNÉSIA, QUE NÃO É OBTIDO DO MUNDO EXTERIOR, MAS QUE PRÉ-EXISTE. ESTE TIPO DE CONHECIMENTO PODE PROVOCAR UM FENÔMENO DENOMINADO POR NAT BANERGEE (1960), DE MEMÓRIA EXTRACEREBRAL. O QUAL OCORRE GERALMENTE COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 3 A 8 ANOS, ONDE A MESMA PASSA A ASSUMIR, EM CERTAS OCASIÕES, A PERSONALIDADE DE ALGUÉM QUE JÁ MORREU E QUE ELA NÃO CONHECERA, SE DIZENDO SER A REECARNAÇÃO DA MESMA.

3º INCONSCIENTE COLETIVO OU IMPESSOAL:

SEUS CONTEÚDOS SÃO UNIVERSAIS E NÃO ESTABELECIDOS EM NOSSA EXPERIÊNCIA PESSOAL. SEGUNDO JUNG, NÓS NASCEMOS COM UMA HERANÇA PSICOLÓGICA QUE SE SOMA A BIOLÓGICA. AMBAS DETERMINANTES ESSENCIAIS DO COMPORTAMENTO. SEUS CONTEÚDOS CHAMADOS ARQUÉTIPOS, DÃO ORÍGEM TANTO AS FANTASIAS INDIVIDUAIS COMO AS MITOLOGIAS DE UM POVO, E SÃO FORMAS QUE SERVEM PARA ORGANIZAR OU CANALIZAR O MATERIAL PSICOLÓGICO.

rubiapcarvalho@ig.com.br - rubiaprado@oi.com.br
fones: (81) 3224-5524 - (81)3224-6715 - (81)87416715