DESSENSIBILIZAÇÃO E REPROCESSAMENTO ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS OCULARES

1º O que é EMDR?

EMDR é um método terapêutico que foi desenvolvido nos Estados Unidos no final dos anos 80, pela psicóloga Francine Shapiro. O Qual consiste na estimulação seletiva dos hemisférios cerebrais, através de movimentos oculares ou estimulação bilateral visual, auditiva ou tátil. Atuando principalmente sobre região onde se encontram armazenadas as memórias das lembranças traumáticas e dolorosas. Com o objetivo de melhor otimizar o reprocessamento e superação destas lembranças e consequentemente promover a cura de sintomas emocionais.

2º Para que serve este método?

Inicialmente o método foi utilizado para tratar de traumas emocionais e as sequelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Ampliando-se posteriormente, seu uso para tratamento de ansiedade generalizada, fobias, síndrome do pânico, depressões, doenças psicossomáticas, bem como no aprimoramento de desempenho futuro.

3º O que é trauma e como saber identificá-lo?

A passagem por experiências trágicas, tais como a perda real de pessoas queridas ou a ameaça de perda ou risco de morte, não significam necessariamente que a pessoa venha a desenvolver um trauma. Um bom indício da existência de um trauma é a impressão de que a experiência passada insiste em permanecer no presente. Basta a pessoa lembrar-se do evento perturbador, mesmo sem querer, para que uma emoção marcante, pensamentos negativos ou imagens nítidas se intensifiquem. O assunto reluta em virar passado.

Além da experiência do trauma, outros sintomas típico da TEPT são:

1. Re-experiência do trauma por meio de lembranças involuntárias, pesadelos ou reações desproporcionais diante de pequenas coisas que façam lembrar do evento; choro fácil e imotivado.
2. Evitação persistente de pensamentos, diálogos, sentimentos, locais, pessoas ou situações que façam lembrar o trauma: incapacidade para lembrar de detalhes importantes do evento; distanciamento emocional e social de pessoas subjetivamente significativas; sensação de futuro abreviado;
3. Dificuldade para adormecer ou manter-se adormecido, irritabilidade ou explosões de fúria, dificuldade de concentração, hiper-vigilância constante e prontidão contra alguma ameaça real ou imaginária; transtornos alimentares inexplicados; sobressaltos diante de estímulos neutros- mínimos.

4º Como o trauma emocional afeta o cérebro?

Estudos realizados com tomografia de alta precisão sugerem que a experiência traumática é tão forte que altera o funcionamento cerebral. Quando o cérebro é submetido a estresse crônico, o indivíduo perde em qualidade de vida. Daí a importância de procurar ajuda

5º O que acontece com a memória em situação de trauma?

A memória traumática difere da memória comum. Ao ser indagado sobre o cardápio do almoço de quinta-feira da semana passada, um indivíduo responderá: "Não tenho a menor idéia". Neste caso a memória dispersou-se no passado. A memória do trauma, contudo, guarda detalhes visuais, as vezes auditivos, as vezes físicos, as vezes emocionais, como se tivesse ocorrido a pouco tempo. A memória fica, portanto, registrada e congelada no cérebro, principalmente no hemisfério direito, grande responsável por administrar as nossas emoções. Por outro lado, as ferramentas que permitem conferir novo significado ã experiência e deixá-la finalmente no passado se encontram no hemisfério esquerdo, responsável por nossa objetividade e racionalidade.

6º Como o EMDR funciona?

A focalização de elementos da memória traumática e a estimulação bilateral (visual, auditiva e tátil) promovem o " diálogo" entre os dois hemisférios cerebrais e a "metabolização" (reprocessamento) do trauma. Em pouco tempo o indivíduo tem a sensação de maior distanciamento da perturbação traumática. Espontaneamente começa a reavaliar a experiência a partir de uma perspectiva mais otimista. Por exemplo, após o reprocessamento, a lembrança do que antes era uma morte traumática, normalmente perde sua capacidade de mobilizar o indivíduo, facilitando o resgate de lembranças de bons momentos. A partir dessas conquistas, a pessoa pode se organizar melhor, superar sentimentos de culpa inadequados, planejar melhor o futuro e desejar coisas boas para si.

7º Quais são as contra-indicações do EMDR?

Esse método não deve ser aplicado em pacientes com quadros psicóticos agudos, tais como: esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva; transtorno bipolar, epilepsia sem controle medicamentoso, pacientes cardíacos e em mulheres no início início da gravidez.

[email protected]
Fones: TIM: (81) 995963833, Oi: (81) 987416715