COMPREENDENDO A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

"COMUNICAÇÃO É O ATO DE TORNAR COMUM UMA MENSAGEM, POR MEIO DE CÓDIGOS VERBAIS ( FALA) E OU NÃO VERBAIS (GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS, ETC.)".

Desde que nascemos, nós absorvemos informações do mundo e nos comunicamos através de três canais de comunicação: O VISUAL: que compreende a visão; O AUDITIVO: que compreende a audição: O CINESTÉSICO: que abrange as sensações (paladar, tato, olfato, etc.). Por alguma razão ainda não descoberta, cada ser humano utiliza preferencialmente, um entre os três canais de comunicação. Isso quer dizer que utilizamos os outros dois canais, porém, com menor intensidade.

1º CANAIS DE COMUNICAÇÃO A ASSIMILAÇÃO DO MUNDO :

as informações abaixo demonstram algumas características observáveis em cada um dos sistemas de assimilação e comunicação dominante:

Visual Auditivo Cinestésico
Estilo de Aprendizagem Aprende por visão; Observa demonstrações; gosta de ler, e imagina as cenas descritas no livro; boa concentração. Aprende por instruções verbais dele ou de outros; Gosta de diálogos; evita longas descrições; não presta atenção nas ilustrações; move os lábios; subvocaliza. Aprende fazendo por envolvimento direto; Prefere chegar logo à ação; Não é bom leitor.
Memória Lembra dos rostos, mas esquece dos nomes; escreve e anota as coisas; lembra imagens. Lembra nomes, mas esquece rostos; relembra das coisas por repetição auditiva. Lembra-se melhor daquilo que fez e não do que viu ou ouviu
Para resolver problemas Delibera; planeja bem antes; organiza os pensamentos anotando-os; lista os problemas. Fala sobre os problemas; testa as soluções verbalmente; fala consigo mesmo sobre o problema. Ataca fisicamente o problema; impulsivo; geralmente escolhe soluções que envolvem muita atividade.
Aparência Geral Limpo, meticuloso; gosta de ordem e de coisas bonitas. Combinar roupas não é tão importante, pode explicar a respeito das escolhas. Limpo, mas logo se desarruma todo por causa das atividades; conforto é essencial.
Comunicação Quieto; não fala muito; impacienta-se quando tem que ouvir longas explanações; pode usar palavras desajeitadas; descreve com beleza; usa predicados como "veja, claro, brilhante" etc. Gosta de ouvir, mas não consegue esperar falar, descrições são longas e repetitivas; usa predicados como "ouça, escute, explicar" etc. Gesticula quando fala; não é bom ouvinte; fica muito perto quando fala ou escuta; perde rápido interesse por discursos verbais detalhados; usa predicados como "sinto, pegue, firme" etc.

2º COMO AS PESSOAS PERCEBEM A COMUNICAÇÃO :

Mesmo que você não tenha consciência, todos os canais sensoriais estão sendo usados na obtenção de informações do mundo exterior. Porém o nosso cérebro não processa tudo isso ao mesmo tempo. O nosso cérebro processa um sistema representacional (visual, auditivo ou cenestésico) de cada vez, numa sequência "aleatória" criada pela nossa história pessoal e pela cultura social onde vivemos.

Portanto, o cérebro seleciona aquele sistema representacional dominante que lhe for mais familiar, ou mais confortável ou mais coerente, para processar a sua experiência subjetiva interior e para gerar a sua comunicação com o mundo exterior. Nessa comunicação a mente seleciona predicados verbais que melhor represente a sua experiência subjetiva, de modo que, uma pessoa mais visual, gera experiências mais visuais

E a comunica através de uma descrição verbal em termos mais visuais ("eu vejo", "uma idéia brilhante", isso me dar uma boa perspectiva", etc.) . Pessoas com experiências subjetivas auditivas podem ser detectadas através de dizeres como: "isto me soa bem", "isto é uma música para meus ouvidos", etc. . Afirmações que indicam uma experiência interior cenestésica podem ser do tipo: "não estou conseguindo segurar essa pressão", "aquilo estava me pesando muito". Se prestarmos atenção ao nosso interlocutor, podemos detectar rapidamente qual o nível de experiência que esta pessoa está vivendo ou lembrando neste momento. Saiba que as pessoas podem utilizar palavras predicadas de todos os sistemas sensoriais numa conversa, porém sempre usará muito mais predicados verbais congruentes com aquele sistema que é representativo de sua experiência.

Geral Visual Auditivo Cinestésico
Eu compreendo você. Eu vejo seu ponto. Eu ouvi o que você estava dizendo. Eu senti que fiquei tocado com o que você estava dizendo.
Eu quero comunicar alguma coisa a você. Eu quero dar uma olhada nisso. Eu quero fazer isto alto e nítido. Eu quero que você agarre isto.
Você entende o que eu estou tentando comunicar? Estou pintando um quadro claro? O que estou dizendo soa certo para você? Você é capaz de aprender?
Eu sei que isso é verdade. Eu sei, sem sombra de dúvida, que isso é verdade. Esta informação é correta palavra por palavra. Esta informação é sólida como uma rocha.
Eu não estou certo sobre isso. Isto é bastante obscuro para mim. Isto realmente não soa comprensível. Não estou certo de o estar acompanhando.
Eu não gosto do que você está fazendo. Tenho uma visão sombria de sua perspectiva. Isto não encontra eco em mim. O que você está maquinando não me parece certo.
A vida é boa. Minha imagaem mental da vida é brilhante. A vida está em perfeita harmonia. A vida parece quente e linda.

3º PREDICADOS VERBAIS:

À medida que for se tornando mais habilidoso, você vai começar a observar que estará cada vez mais capacitado a acompanhar os predicados das pessoas e dar um passo poderoso em direção a um maior contato e rapport. Irá literalmente falar na linguagem do seu interlocutor, usando palavras que serão mais compreensíveis a ele, porque você estará transmitindo algo no mesmo nível da experiência interior dessa pessoa. Para nos comunicarmos melhor, portanto, devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo, e usar este entendimento como guia para nossa comunicação com o outro, isto é, ter sempre em mente que as pessoas com quem estamos nos comunicando possuem experiências subjetivas diferentes das nossas e representadas em níveis diferentes dentro de suas memórias. Um dos princípios da PNL diz que "o significado de sua comunicação é a reação que você elicia no outro". Isto é, se você quer algo "X" de uma pessoa com quem você está se comunicando, e esta pessoa reage a você com "Ÿ", diferente daquele "X" que você quer, o fato é que sua comunicação foi um sucesso para conseguir "Y" dessa pessoa e não o "X" que desejava. Portanto, se o "X" que você quer dessa pessoa for importante para você, a forma mais rápida de conseguir isso é mudando a estratégia da sua comunicação de forma que você possa conseguir o resultado que deseja. Você pode detectar o sistema representacional que a outra pessoa está vivendo em determinada experiência, simplesmente perguntando pela experiência ou por qualquer outra informação, enquanto você presta atenção nos predicados mais usados por esta pessoa na sua resposta. Por exemplo, pode perguntar "Como foi esta experiência para você?" O que essa experiência significou para você?" E em seguida prestar atenção aos predicados mais usados (visuais, auditivos ou cenestésicos) para descrever o que foi perguntado. A seguir estão alguns exemplos de predicados verbais que são usados para significar sistemas sensoriais dominantes das experiências subjetivas das pessoas.

A . PALAVRAS PREDICADAS:

Visual Auditivo Cinestésico Não específica
Ouve Sente Percebe
Olha Escuta Toca Experimenta
Observa Som(ns) Aperta Entende
Aparece Faz música Segura Pensa
Mostra Harmoniza Escapa através Aprende
Amanhece Sintoniza Compreende Processa
Revela Ser todo ouvidos Entrar em Decide

B. FRASES PREDICADAS:

Visual Auditivo Cinestésico
À luz de Alto e claro Afinado como um prego
Bonita como uma pintura Conversa mole Cabeça fresca
Colírio para os olhos Linguaruda Aguentar firme
Olho fixo Ouça-me Estar nas nuvens
Olho por olho Maneira de dizer Pegar o rumo
Ideia obscura Porta-voz Segure-o

4º BARREIRAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ:

Diversos fatores podem contribuir para dificultar a comunicação entre as pessoas, vejamos a seguir:

Emissor Receptor
Dificuldade de expressão Atitude de pouco interesse pelo que o outro tem a dizer
Timidez Falta de incentivo para o outro expressar suas ideias
Falta de carisma Preocupações
Escolha inadequada de momento ou do local Experiências anteriores
Escolha inadequada do meio de comunicação Estereótipos
Suposições Comportamento defensivo
Excesso de intermediários Juízo precipitado
Competição de mensagens
Atribuição de propósitos
Emissor / Receptor
Bloqueio emocional
Intenções ocultas
Hostilidade
Status
Estado físico e emocional
Palavras de duplo sentido
Diferenças de percepções
Sentimentos
Falta de clareza
Repetições desnecessárias

5º SUGESTÕES PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO:

  • Linguagem clara/ simples/ direta/ correta/ objetiva
  • Saber ouvir
  • Ouvir positivamente
  • Comunicação face a face (quando possível)
  • Maior entrosamento
    • a. pessoal
    • b. profissional
  • Motivação (dar "motivo")
  • Fazer uso de feedback
  • Empatia
  • Utilizar predicados adequados ao sistema representacional (visual, auditivo ou cinestésico), dominante do ouvite
  • Ao comunicar-se para um grupo, utilizar recursos visuais, auditivos e cinestésicos

6º TESTE: AUMENTE SEU POTENCIAL COMUNICATIVO:

O teste a seguir ajudará você a descobrir seu sistema de comunicação dominante. Escolha 20 palavras na lista abaixo que, por qualquer razão, mais o impressionam ou se destacam na sua percepção:

(  ) 1. Trovejar			(  ) 17. Ruborizar				
(  ) 2. Retrato				(  ) 18. Palpável				
(  ) 3. Mordida				(  ) 19. Iluminação				
(  ) 4. Desafinado			(  ) 20. Doçura					
(  ) 5. Auréola				(  ) 21. Eco					
(  ) 6. Mexer				(  ) 22. Transparecer			
(  ) 7. Emoção				(  ) 23. Timbre					
(  ) 8. Trombeta			(  ) 24. Focalizar				
(  ) 9. Aparência			(  ) 25. Perfume				
(  ) 10. Miragem			(  ) 26. Ofuscar				
(  ) 11. Grunhido			(  ) 27. Barulho				
(  ) 12. Ventania			(  ) 28. Panorama				
(  ) 13. Conforto			(  ) 29. Eloqüência				
(  ) 14. Audiência			(  ) 30. Periscópio				
(  ) 15. Desbotado			(  ) 31. Assobio				
(  ) 16. Coceira			(  ) 32. Colorir
----------------------------------------------	
(  ) 33. Campainha			(  ) 50. Áspero
(  ) 34. Mergulhar			(  ) 51. Pálido
(  ) 35. Discurso			(  ) 52. Vozerio
(  ) 36. Queimadura			(  ) 53. Veludo
(  ) 37. Murmurar			(  ) 54. Claridade
(  ) 38. Saboroso			(  ) 55. Observar
(  ) 39. Gesticular			(  ) 56. Silêncio
(  ) 40. Espinho			(  ) 57. Arrancar
(  ) 41. Estampa			(  ) 58. Brilhante
(  ) 42. Sensação			(  ) 59. Orquestra
(  ) 43. Sotaque			(  ) 60. Paisagem
(  ) 44. Visualização			(  ) 61. Textura
(  ) 45. Aroma				(  ) 62. Acústico
(  ) 46. Ritmo				(  ) 63. segurar
(  ) 47. Retórica			(  ) 64. Espelho
(  ) 48. Gorjeio			(  ) 65. Sinfonia
(  ) 49. Sintonizar			(  ) 66. Cenário

Transfira suas respostas para os quadrinhos abaixo marcando somente os números das palavras que você escolheu e depois anotando abaixo, na linha dos totais, quantas palavras foram marcadas em cada grupo (V, A, ou C).

Seu maior Placar indica sua predominâcia. Seu menor placar mostra em que aspectos você poderia melhorar em sua comunicação, aumentando seu potencial comunicativo. Lembre-se que um bom comunicador precisa falar ( e captar) as três linguagens simultaneamente. Seja "poliglota", mesmo quando falando uma só língua.

V              A              C 
( ) 2         ( ) 1         ( ) 3
( ) 5         ( )  4        ( ) 6
( ) 9         ( ) 8         ( ) 7
( ) 10        ( ) 11        ( ) 12
( ) 15        ( ) 14        ( ) 13
( ) 19        ( ) 21        ( ) 16
( ) 22        ( ) 23        ( ) 18
( ) 24        ( ) 27        ( ) 20
( ) 26        ( ) 29        ( ) 25
( ) 28        ( ) 31        ( ) 34
( ) 30        ( ) 33        ( ) 36
( ) 32        ( ) 37        ( ) 39
( ) 41        ( ) 43        ( ) 40
( ) 44        ( ) 46        ( ) 42
( ) 51        ( ) 48        ( ) 45
( ) 54        ( ) 49        ( ) 46
( ) 55        ( ) 52        ( ) 50
( ) 58        ( ) 56        ( ) 53
( ) 60        ( ) 59        ( ) 57
( ) 64        ( ) 62        ( ) 61
( ) 66        ( ) 65        ( ) 63
( ) 17        ( ) 35        ( ) 38

	___________________________
totais  _______+________+__________  =   20
	visual	auditivo   cinestésico 

"A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS. E ENTRE VOCÊ E VOCÊ MESMO, É FATOR DETERMINANTE NO SUCESSO DE QUALQUER QUE SEJA SEU EMPREENDIMENTO".

"A VIDA É UM ECO: SE VOCÊ NÃO GOSTA DO QUE ESTÁ RECEBENDO, PRESTE ATENÇÃO QUE ESTÁ EMITINDO".

[email protected]
Fones: TIM: (81) 995963833, Oi: (81) 987416715