É um processo terapêutico que utiliza como método a regressão de memória, onde o cliente em estado de consciência ampliada é levado a retroceder cognitivamente a estágios anteriores de sua vida atual (gestação, nascimento, infância, etc.), memória genética e "vidas passadas". Permitindo-lhe a conscientização ou revivência de lembranças, que mesmo estando esquecidas, são imagens emocionalizadas e concentradas que permanecem no arquivo de memórias, funcionando como programas mentais, e atraem, como um eletroímã e de maneira sincrônica, acontecimentos com a mesma vibração, boa ou ruim. E quando traumáticas, em geral, estas lembranças são responsáveis por distúrbios psíquicos, psicossomáticos, orgânicos, emocionais, sexuais, e dificuldades de relacionamento interpessoal.

1º Indicações e contra-indicações para submeter-se à regressão de memória

A - Indicações: nos processos de desequilíbrios emocionais, neuroses em geral, ansiedade, fobias, depressão reativa, síndrome do pânico, insônia, insegurança, sentimentos de rejeição, solidão, abandono, carência, desamparo, ciúme exagerado, frustrações, complexos, timidez, estresse, desajustes, problemas ligados à área da sexualidade, dificuldades de relacionamento interpessoal, doenças psicossomáticas, problemas orgânicos cuja causa não foi possível ser detectada pela medicina, etc.

B - Contra-indicações: nas cardiopatias, nos casos de doenças mentais (tais como: esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva), em deficientes mentais; regressões coletivas; com fins de satisfazer apenas às curiosidades pessoais; em mulheres grávidas e submeter-se às regressões com terapeutas inexperientes.

2º Tipos de técnicas e Formas de vivências durante a regressão de memória:

A regressão de memória é um método utilizado através de diferentes técnicas:

a) diretas - são aquelas que acionam a regressão de maneira direta (como por ex.: técnica das palavras chaves, sonhos recorrentes, etc.);

b) indiretas - são aquelas que acionam a regressão através de procedimentos indiretos, como por ex.: hipnose, técnica psicanalítica da associação livre, relaxamento, hiperventilação, a Técnica da Linha do Tempo;

c) mistas - utiliza tanto procedimentos diretos quanto indiretos para conduzir à regressão de memória, como por ex.: à Terapia Regressiva às Vivências passadas.

As vivências podem apresentar-se através de varias categorias principais:

A - Vivência nítida: muito clara, como se a pessoa vivenciasse eventos de sua vida atual, relacionando fatos, pessoas, lugares, etc., que lhe vêm à memória com certeza absoluta que são fatos reais. - Cenas pictóricas: são imagens claras como se tivessem sendo observadas numa tela de cinema, TV, quadro ou slide, como se fosse um filme com episódios do seu passado.

B - Revivência de cenas acompanhadas de manifestações organo-sensoriais como: dor, calor frio, peso, compressão, crises alérgicas, etc. O cliente pode chorar, gritar, contrair-se, sentir raiva, medo, angústia e outras muitas sensações orgânicas, sensoriais e emocionais.

C - Imagens ou informações intuitivas: como se estas lembranças estivessem chegando intuitivamente, passando depois a serem mais claras e experimentais.

D - Pode ocorrer durante a regressão, lapsos de memória, onde o cliente pode se recordar de um detalhe relativamente obscuro e não se lembrar de dados mais precisos, como nomes, datas, e lugares de uma determinada época remota que esteja se recordando.

E - Vivências mistas: Pode haver uma mistura das categorias anteriormente mencionadas, com ou sem a predominância de uma delas.

Durante as situações mais traumáticas da vida, o indivíduo normalmente elabora pensamentos, tem sentimentos e emoções muito marcantes (de medo, tristeza, culpa, raiva, etc.), que são arquivadas na mente e passam a funcionar como decisão de vida ou plano inconsciente que vai programar os seus problemas de vida atual. Para que isso possa ser modificado, o cliente em regressão de memória, além de lembrar-se das vivências é solicitado a reelaborar suas decisões negativas de vida através do processo de redecisão, seguido de programação mental positiva.

[email protected]
Fones: TIM: (81) 995963833, Oi: (81) 987416715